Cadillac XTS 2013 com tecnologia Linux

12/06/2012 13:47 0 comentário

 

A marca conhecida como “padrão do mundo” abraça também o padrão geek no sonho de consumo dos aficionados por carros e novas tecnologias: estamos falando do novíssimo Cadillac XTS 2013, com experiência de uso totalmente baseada em Linux. É a chamada “Cadillac User Experience” (CUE), formada por um painel com processador three-core ARM 11 e alimentado por dois displays, um de 8 polegadas de tela com toque capacitivo (o primeiro display de alta resistência instalado em um carro em linha de produção), e um segundo, de 12,3 polegadas totalmente configurável montado sob um cluster atrás do volante. Dois desses núcleos são adaptados para obedecer a comandos de voz suportados pela mesma tecnologia Nuance usada por muitas montadoras, juntamente com o assistente Siri da Apple. Mas com CUE, no entanto, tudo é processado a bordo.

Devido ao comando para reconhecimento de voz, e especificamente à capacidade do sistema para interpretar comandos em linha, entrada de endereços e pesquisas diretamente no painel, o novo modelo da Cadillac é o “estado da arte” para um veículo moderno. Ao invés de digitar cada parte de um endereço em campos específicos, tudo o que o usuário deve fazer é verbalizá-lo em voz alta, para o CUE entrar em ação e reconhecer o endereço completo de uma só vez. Uma espécie de “autocompletar” por comando de voz. Mais impressionante ainda é a capacidade do sistema para fazer buscas locais – tudo mesmo, desde “Eu preciso de café” até o nome de restaurante – o sistema processa o comando de voz em poucos segundos e mostra o resultado no display e faz a sincronização imediata com o GPS de bordo. O recurso integra-se automaticamente aos outros aplicativos e de áudio, permitindo ao motorista dizer puramente: “toque a rádio Rolling Stones” no Pandora ou ainda “eu quero ouvir a 88,5” sem nunca ter de tocar na tela, girar ou apertar um botão.

O Cadillac User Experience é na verdade um dos sistemas mais envolventes de informação e entretenimento desenvolvidos até agora, mesclando gráficos 3D com ícones coloridos e um display de mapeamento que encantam os olhos. E enquanto a seleção de apps ainda é limitada, por enquanto, a Pandora, Stitcher e um aplicativo OnStar pré-instalado disponíveis no lançamento, a Cadillac anuncia que uma loja de aplicativos própria está a caminho. Java e HTML5 compõem os frameowrks principais, portanto tão logo os desenvolvedores tenham acesso ao SDK, a Cadillac espera cerca de 30 aplicativos disponíveis em sua loja já no próximo ano.

Para a empresa, o XTS é uma tentativa de reafirmar-se como “padrão do mundo”, oferecendo uma máquina potente com interior luxuoso e sistema de entretenimento revolucionário para a indústria automobilística tal como a conhecemos hoje. Mas o Cadillac ainda sofre com a popularidade do BMW Série 7 e dos modelos S-Class da Mercedes, e há ainda um longo caminho a percorrer até recuperar seu antigo posto, ainda que a atual aposta tecnológica pioneira da marca tenha sinalize claramente que o modelo está a caminho. Um executivo da empresa revelou que o XTS é a “ponte” para clientes fidelizados da marca se apaixonarem por novos modelos.

Acesse o review completo (em inglês) e mais imagens do carro na página da Wired.

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 4.0/10 (3 votes cast)
VN:F [1.9.8_1114]
Rating: -1 (from 1 vote)
Cadillac XTS 2013 com tecnologia Linux, 4.0 out of 10 based on 3 ratings