Multitouch entra nos planos da Canonical para o Ubuntu

19/08/2010 9:08 0 comentário

Gestos táteis e interações complexas estão nos projetos da Canonical, desenvolvedora da distribuição Linux Ubuntu (que para quem não sabe é um sistema operacional). O multitouch (recurso popularizado no iPhone) deverá fazer parte das próximas versões do software de código aberto.

Quem sinalizou com a possibilidade foi o próprio Mark Shuttleworth, fundador da Canonical.

A plataforma está sendo desenvolvida com o objetivo de permitir a criação de aplicações por desenvolvedores incluindo os recursos de toque na tela.

Os usuários poderão meter o dedão na tela – e com vontade – a partir da versão 10.10 do SO. Segundo o blog de Shuttleworth, o Ubuntu multitoque exigirá dispositivos com suporte a quatro dedos (me pergunto porque não colocaram já a mão inteira logo.

Testes estariam em andamento usando um Dell XT2 como plataforma de desenvolvimento. O objetivo é inserir esta funcionalidade em grandes aplicativos a partir da edição 11.04.

Com o surgimento dos tablets, o Ubuntu multigesture daria mais uma alternativa Linux no mundo dos computadores prancheta. Uma distribuição que está se popularizando cada vez mais poderia ser instalada, e fazer frente às versões proprietárias. Não se trata de ser contra Windows ou Apple, mas sim à favor do usuário, convenhamos, quanto mais opções houver, melhor. Quem sabe um tablet com a cara desse aqui da foto não pinta no mercado até o final do ano? O que você acha da idéia?

Fonte: wp.clicrbs.com.br

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0 (from 0 votes)